sábado, 15 de agosto de 2015

Uso frequente de maconha bloqueia sentimentos prazerosos, diz pesquisa

Uso frequente de maconha bloqueia sentimentos prazerosos, diz pesquisa

Do UOL, em São Paulo
Fumar maconha várias vezes ao dia durante anos pode danificar a química do cérebro responsável pela sensação de prazer, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos com a Universidade Harvard.

A pesquisa foi divulgada recentemente na revista "Proceedings", da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Cientistas descobriram que o cérebro dos que abusam da maconha reage menos à dopamina, substância química liberada pelo cérebro, que causa a sensação de bem estar. A dopamina é ativada geralmente durante a alimentação, no sexo ou durante o uso de drogas.

A descoberta foi feita depois que a equipe de pesquisadores analisou a produção de dopamina no cérebro de 48 pessoas, 24 delas que haviam fumado pelo menos cinco cigarros de maconha por dia, cinco dias por semana, por 10 anos; e outras 24 sem esse histórico (grupo controle).

A cada um deles foi dado uma dose de metilfenidato, mais conhecido como Ritalina, remédio que aumenta a liberação de dopamina.

Imagens do cérebro das 48 pessoas revelaram que todas produziram mais dopamina após tomar a droga, como era esperado. Mas, enquanto os integrantes do grupo controle tiveram aumento da pressão e das batidas cardíacas e se sentiram mais eufóricos, os usuários frequentes de maconha não apresentaram essas alterações.

A falta de uma resposta física sugere que os usuários frequentes de maconha podem ter seu circuito de recompensa no cérebro danificado pelo uso da droga, segundo Nora Volkow, diretora do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, e autora do estudo.

A pesquisa não indicou que os usuários frequentes de maconha produzem menos dopamina, mas passam a ter menos a sensação que ela induz, como se o uso da droga alterasse seu mecanismo. Os pesquisadores só não conseguiram descobrir porquê isso acontece.

"Não ser capaz de destrinchar causa e efeito é uma limitação em um estudo como este, diz Volkow.

Ouvir

0:00
Veja também
Andres Stapff/Reuters
Maconha provoca 'inflamação' em área do cérebro que cuida dos movimentos 25
David McNews/Getty Images/AFP
Fumar maconha na gravidez afeta o desenvolvimento do cérebro do bebê
Shutterstock
Na Argentina, cai consumo de cigarro e cresce o de maconha 12
Sergio Lima/Folhapress
Decisão do uso terapêutico do canabidiol é adiada pela Anvisa 4
COMUNICAR ERROCOMENTAR
avatar
etheth 1 ano atrás
Dentro de outra perspectiva, o cigsrro tb ocasiona perda de prazeres, o olfato e o paladar po exemplo ficam reduzidos, e como o fumante passa parte do tempo fumando ou com necessidade de fumar outros ao longo do dia,na observa tanto ou não aprecia da mesma maneira da pessoa que é livre do vício. Quando alguém pára de fumar, é comum que relate estas alterações porque logo descobre os prazeres mais nítidos, mais intensos. Acredito que tenha o lado dos componentes da droga que dopam, anestesiam como o comportamento do vício que está modificado e escravizado. É o contrário de liberdade, para tratamento de saúde pode ser válido sem dúvida.
avatar
ingênuo2013 1 ano atrás
Olhando do ponto de vista da saúde, é claro que a inalação da fumaça é prejudicial, isso ninguém pode questionar, não há fumaça no mundo que inalada seja benéfica, podemos contrapor a maconha x cigarro x álcool, aí sim, sabemos que o cigarro e o álcool são mais prejudiciais à saúde, isso é mais que evidente, talvez por esse motivo sempre que falam sobre os males da canábis haja defensores. Se olharmos por outro ângulo veremos que a legalização crie um sério problema de risco, imagine um motorista ou um motociclista sob o efeito da droga, a possibilidade de acidente é enorme, ela é relaxante e diminui os reflexos. Já basta o álcool que ceifa milhares de vidas em acidentes

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/07/15/fumar-muita-maconha-pode-afetar-quimica-cerebral-que-faz-sentir-prazer.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor sabemos que o assunto é polêmico,entretanto vamos manter o nível pois comentários com agressões verbais serão excluídos de ambas as partes

Pesquisar este blog